O Dia em que viraram Juventinos

Por: Hamilton Kenji em 03 out 2012
Blog Manto Juventino colhe depoimentos de torcedores

O Juventus frequentemente inspira reportagens, documentários, trabalhos acadêmicos e reportagens. E quando os torcedores são entrevistados, uma pergunta é infalível: como você se tornou juventino?

Inspirado pelas histórias interessantes, geralmente envolvendo uma desilusão com um time grande e uma epifania provocada pelo grená, que resultou num "vira-casaca", resolvi abrir um espaço no blog Manto Juventino para colher depoimentos de quem quisesse falar sobre como passaram a torcer pelo Juventus: a seção "O Dia em que virei Juventino".

Os relatos que chegaram são dos mais diversos. Alguns me chamaram muito a atenção, como, por exemplo, os de torcedores que moram longe e acompanham as notícias do clube apenas pela internet, para quem uma ida ao estádio Conde Rodolfo Crespi não é habitual, mas um grande e raro evento.

Há também torcedores que tomaram a decisão de se tornarem juventinos após jogos fora de casa, sem terem conhecido antes a Rua Javari - local sagrado que constitui um dos principais fatores que geram a empatia pelo time.

Um dos jogos mais lembrados pelos que me escreveram foi o famoso Juvenal realizado na Rua Comendador Souza, em 2008. O jogo foi decidido apenas nos instantes finais, e a vitória de virada por 5 a 4 do Moleque Travesso fez muita gente, que estava presente apenas como "turista", decidir ali mesmo, no campo do adversário, que a partir daquele momento passaria a ser grená e branco e abandonaria o time para o qual aprendera a torcer na infância.

As histórias estão no blog http://mantojuventino.blogspot.com. Quem quiser participar enviando seus relatos pode escrever para hamilton@juventus.com.br.

Foto Autor
Hamilton Kenji
É juventino e colecionador de camisas do Juventus. Mantém o blog mantojuventino.blogspot.com

Atenção: Este texto representa a ideia do autor e não necessariamente a opinião do juve.com.br ou da torcida juventina. Utilize o espaço de comentários abaixo para debater de forma saudável os assuntos com o autor e com os outros leitores. Comentários que o juve.com.br identificar como inadequados serão removidos sem aviso prévio.

Compartilhe este artigo com seus amigos:

Comentários